Campos d’Arte – laboratório artístico em contexto rural
(Ciclo de) Oficina(s)/Workshop(s) pelo colectivo Moradavaga
Trata-se de uma iniciativa de carácter experimental que tem como principal objectivo sensibilizar os participantes para o potencial de uma maior tomada de consciência sobre o nosso entorno, nas suas vertentes ambiental, territorial e sociocultural.
As actividades a desenvolver terão lugar na Quinta do Santinho e procurar-se-á questionar e explorar, sob uma perspectiva artística, o território, os agentes, as matérias-primas e o imaginário associados à actividade agrícola.
Neste capítulo inicial – de um ciclo que se deseja duradouro! -, abordar-se-ão alguns princípios da Land & Environmental Art e dinamizar-se-ão acções e reflexões em torno do conceito de “ESPANTALHO”, com o intuito de produzir, de modo colaborativo, um conjunto de peças alusivas à temática em questão.
Nota biográfica do “formador”:
Pedro Cavaco Leitão (Porto, 1976) é mestre em arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto e membro efectivo da Ordem dos Arquitectos Portugueses, da Bosch Alumni Network, das plataformas Actors of Urban Change e Learning from Europa, da APCEN – Associação Portuguesa de Cenografia e, por essa via, da OISTAT – Organisation Internationale des Scénographes, Techniciens et Architectes de Théâtre. Ao longo da última década tem desenvolvido uma intensa actividade criativa nas áreas da Reabilitação Urbana e da Arte Pública, tanto a nível individual como no âmbito de múltiplas colaborações, abrangendo na sua prática um vasto leque de escalas, programas e contextos. É co-fundador com Manfred Eccli do colectivo Moradavaga, em actividade desde 2006.